Como ensinar o Trivium? Fases dos níveis de aprendizagem

journeysclassicalhsEstou lendo o livro “Como enseñar el Trivium?” de Harvey e Laurie Bluedorn e tenho gostado muito. A versão que uma amiga me emprestou está em espanhol, sendo assim, a tradução aqui utilizada foi feita por mim mesma. Este livro ainda não temos uma versão em português disponível.

Não posso deixar de partilhar com vocês algumas observações muito importantes. Este escrito de hoje nos dará uma visão ampla das fases e dos níveis de conhecimento.

  1. Antes dos 10 anos, as crianças estão no nível de conhecimento que chamamos de fase da gramática básica = nessa fase estão aprendendo principalmente linguagem, construindo vocabulário e se enchendo de entendimento básico sobre o mundo. Estas crianças precisam ser treinadas para aprender. Devíamos nessa fase treinar autodisciplina e enche-los de informação útil. Isto proporciona uma base apropriada para os estudos mais formais posteriormente.
  2. Por volta dos 10 anos, eles entram no nível avançado do conhecimento ainda na fase da gramática. Desenvolvem a capacidade de pensamentos mais abstratos. Podem manejar pensamentos matemáticos abstratos. São capazes de discernir a diferença entre um substantivo e um verbo. Dos 10 anos aos 12 anos, seu conhecimento começa a crescer no nível abstrato, no entanto, sua razão e suas habilidades de comunicação criativa não estão totalmente desenvolvidos ainda.
  3. Os jovens desde os 13 anos até os 15 anos se encontram no nível do entendimento lógico. Começam a desenvolver suas habilidades da razão. Podem manejar álgebra ou geometria. Deveriam estar desenvolvendo o aparato crítico do pensamento. Deveriam ser mais inquisitivos e analíticos. Suas mentes devem ser treinadas para utilizar a razão corretamente, para desenvolver de forma lógica pressuposições e conclusões.
  4. Os jovens maiores, desde os 16 anos até os 18 anos, estão no nível na sabedoria (retórica). Começam a desenvolver sua habilidades de comunicação e aplicação prática. Querem expressar criativa e efetivamente as coisas que tem aprendido, e colocá-las em prática.
  5. Os jovens adultos entre 19 e 20 anos se encontram no nível final completo. As capacidades de conhecimento e entendimento e sabedoria deveriam estar complemente desenvolvidas, durante este nível estas capacidades se colocam abaixo do nível da consciência, enquanto desenvolvem a responsabilidade bíblica plena descrita por Moisés: aqueles de 20 anos em diante foram considerados responsáveis pela decisão e não entrar em Canaã, e como consequência disso morreram no deserto (Números 13.29).

Estas idades são aproximadas e seus filho pode entrar antes ou depois em uma ou outra dependendo da maturidade deles. Os Pais são especialistas em seus filhos e portanto, tem capacidade de discernir em qual fase seu filho está. A intensão aqui é somente dar uma visão geral dessas fases aos Pais educadores.

Anúncios

One thought on “Como ensinar o Trivium? Fases dos níveis de aprendizagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s