4 Clássicos da Literatura

leitura.jpg

Aqui temos dado preferência pelos livros clássicos. Muitos tem me pedido indicação de livros, queria há muito escrever sobre isso.

Existe aquele tipo de literatura tipo fast food, cheio de ilustrações, alguns até interessantes e outros que não servem para nossos filhos lerem.

Estes livros que indico abaixo numa escola “regular” seriam indicados para crianças de 10-15 anos ou mais. Aqui em casa temos um de 5 e outro de 7 e lemos sem problemas. Algumas vezes como a leitura é extensa nosso caçula precisava de algo como pintar, ou então montar bloquinhos enquanto ficávamos ali lendo…sem problemas pois ele prestava atenção em tudo! Podíamos perguntar e ele sabia responder.

Invistam nos seus filhos, não aceitem pacotes prontos, seus filhos podem ir muito além. Nossas leituras mais extensas ficam para a tarde e é assim mesmo, como na foto, deitados na grama tomando a brisa da tarde, assim tudo fica muito mais especial.

Quem lê, escreve bem e fala muito bem!

Fica aí minhas dicas sobre 4 livros imperdíveis. Os lemos exatamente nesta ordem mesmo, e foi importante ser assim pois nos ajudou a conseguirmos ler Robinson Crusoé que é mais extenso e o Livro da Selva, este com a linguagem mais robusta, que precisava de uma concentração maior das crianças.

O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944).

Este clássico foi a sensação aqui em casa, ao ponto de que quando terminamos de ler os meninos disseram: “- Mamãe vamos ler de novo?” e lá fomos nós.

O livro é uma poesia encantadora, cheia de curiosidades, como sua amiga Rosa, os asteroides, os planetas, os baobás. Conta a história de um menino que ganha como amigo uma raposa e uma rosa, que vive a viajar pelo universo! No seu País seu trabalho é cuidar de sua rosa e não deixar que os Baobás tomem conta de seu pequenino País.

Fizemos um livro contanto a história deste grande clássico. Assistimos a última adaptação do cinema que ficou lindíssima, uma grande crítica a neurose dos dias atuais, onde não se tem paciência com uma criança, onde ela não pode ser simplesmente uma criança.

Cuidado ao comprar pois recentemente lançaram uma coleção de adaptações sobre Amizade, Sabedoria etc. Importante procurar o original, minha impressão tem 93 paginas. Estava em banca normal de revista sendo vendido de R$10,00 a R$20,00.

A Mina de Ouro

Autora: Maria José Dupré (1905-1984).

O livro conta a aventura de 6 crianças e o cachorrinho Samba que vão fazer um piquenique no morro do Jaraguá e se perdem dentro de uma Mina de Ouro. Eles aprendem a dividir a comida, a racionalizar. A cuidar de um doente, sem remédios! É uma literatura maravilhosa, foi um sucesso aqui em casa. Este também, apesar das duas 164 páginas lemos 2 vezes. Já seguimos emprestando para outras crianças homeschoolers, porque realmente este é um livro imperdível.

Este livro tem cerca de 160 páginas e difícil foi parar de ler este livro super interessante. Os meninos sempre queriam ler mais.

Foi uma indicação da nossa amiga, Ariely Vermelho, foi super sucesso por aqui. Na sequência adquirimos outro livro da mesma autora “Cachorrinho Samba na Floresta” que foi também uma excelente leitura.

Robinson Crusoé

Autor:Daniel Defoe (1660 – 1731)

Esta história foi uma das nossas preferidas. O livro conta a história de um náufrago que passou mais de 20 anos numa ilha deserta, e que nem por isso deixou de viver. Ele criou várias coisas, construiu fortalezas, aproveitou todo naufrágio para resgatar itens que pudessem ser úteis. Pensou em sua segurança, foi prudente. Foi temente a Deus, uma vez que em todos seus anos na ilha procurou conhecer ao Senhor.
O livro tem 241 páginas, está disponível on-line. O começo é um pouco menos interessante pois conta a história dele antes da ilha, mas logo, logo, a animação começa e fica difícil de parar de ler.
Tem o livro original nesta página, gratuito:

 

O livro da Selva

Autora: Rudyard Kipling (1865-1936).

Este outro clássico escrito em 1894, maravilhoso, que conta a história do menino Mogli, entre outras histórias como da Foca branca, Rikki-tikki-tavi, Toomai dos Elefantes etc

Os capítulos mais interessantes com certeza foram os do Mogli, uma história adaptada muitas vezes para o cinema. O menino é criado por uma manada de Lobos e é fascinante nos imaginarmos dentro da selva com o menino. Com certeza uma história imperdível.

A Foca branca também fez sucesso com sua busca por um lugar seguro para as focas. Rikki-tikki-tavi, o mangusto que defende a unhas e dentes a sua família de humanos.

Este livro foi o mais difícil de ler, pois a linguagem é robusta e os meninos se cansaram um pouco ao longo do caminho. Também tem muitas nomes Indianos. Por isso nesta lista deixei ele para o final quando a criança já treinou um pouco a concentração nos outros livros com linguagem mais fácil. Perseveramos quando faltou um pouco de ânimo e foi muito bom, pois é um livro muito interessante, sendo aula de geografia, ciências e português, um pacote completo!

 

Anúncios

One thought on “4 Clássicos da Literatura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s