Ghec 2016 – Sugata Mitra

Sugata Mitra, vencedor do prêmio TED, está a frente da nova abordagem educacional que questiona a forma como ensinamos as crianças atuais numa era tecnológica. Sugata atualmente trabalha na “School in the cloud” (Escola na nuvem), que é resultado de mais de uma década de pesquisas e observações realizadas em partes diversas do mundo.

A partir de seus primeiros experimentos em 1999 enquanto trabalhava no NIIT em Nova Delhi no projeto “Hole in the wall”, fez um experimento com internet e com crianças. Quando o computador custava milhões ele o disponibilizou literalmente numa janela na parede. Muitos não sabiam o que era um computador, numa tinham visto. Foi impressionante ver as crianças observarem e aos poucos já estarem até acessando jogos.

“A falta de um professor também é uma poderosa ferramenta na educação”

Como o mesmo se denominou nem a favor nem conta Educação domiciliar, na verdade ele disse que pouco entende do assunto, mencionou que o que entende é de Tecnologia e Educação! Ele pegou uma foto do que seria o escritório depois da Revolução Industrial (FOTO abaixo 1), e comparou com a foto de uma escola hoje (FOTO abaixo 2) e mostrou como hoje funciona um escritório hoje (FOTO abaixo 3), todos em volta de um computador.

A escola atual não funciona, ela simplesmente mais se parece a um escritório de 1950!

O sistema atual diz que se você só tem 8 anos, só pode aprender isso, lá na nossa experiência não existia isso! É a ordem que vem do caos. Ordem espontânea!

No seu projeto atual “School in the cloud” as crianças são dirigidas para a internet. No google tem muitas coisas boas…Na escola não é assim, a ordem é “desliguem os dispositivos para entrar na escola”.

Porque os exames devem ser com papel e caneta?

Um escritório antigamente era assim, estamos preparando as crianças para trabalharem num escritório morto, para serem pessoas mortas, esse ambiente não mais existe!

Nós avaliamos em todo o tempo, precisamos fazer isso continuamente e não somente em exames onde usamos papel e caneta.

O maior sistema de interconexões que já existiu é a internet. A internet e as crianças produzem essa ordem espontânea.

Não podemos conceber a educação pensando como era no nosso tempo, e sim concebê-la para idade da criança. Isso é muito difícil.

Como as crianças vão aprender sobre wall street, se estão presos a tabuada?

O que vamos fazer com o ensino?

O ensino domiciliar permite muitas mudanças, inclusive estas adequações a realidade atual como o Sugata Mitra colocou. Porque uma criança de 8 anos só pode aprender aquilo, quando ela tem o mundo todo para descobrir?  Quem as estão limitando?

Os homeschoolers tem o mundo a descobrir e não há limites para eles, simplesmente porque não há quem os limite!

Estamos nesse projeto de compartilhar as palestras de modo que este evento maravilhoso possa contagiar muitos, os que estiveram presentes e muito mais os que não foram.

Bianca Norberto é Economista com MBA em Administração, Fábio Norberto é professor licenciado e bacharel em biologia, com especialização.

escritorio-1950Escola hojeMesa reuniao hoje

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s