Charlotte Mason

Charlotte Mason não foi uma Mãe homeschooler, nunca se casou nem teve filhos. É uma pensadora do século XIX, contemporânea de Maria Montessori, que escreveu extensamente sobre educação (tem seis volumes mais inumeráveis artigos), foi regente de vários colégios, fundadora de um colégio e formadora de mestres.

Seus volumes falam da criança, filosofia da educação, formação de caráter e contém inúmeros recursos que ela empregou em suas escolas e que posteriormente foram utilizados por homeschoolers.

Charlotte Mason tratava a educação como uma ciência de relações, uma relação com Deus, com o mundo por ele criado e com outras pessoas. “Education is an atmosphere, a discipline, a life”.

“A criança é uma pessoa e não um quadro em branco para escrevermos nele”.

“Uma criança necessita de conhecimento igual necessitam de comida” (Charlotte Mason, A Philosophy of Education.

Trabalhe por lições curtas, um pouco a cada dia. Nem sempre a criança estará animada de primeira vez, mas talvez no segundo, terceiro, quarto dia etc, estará mais animada. É preciso o mestre estar envolvido também com isso, não é algo somente da criança mas também do mestre.

Tenham várias horas ao ar livre, observação e contemplação da natureza, principalmente até 6 anos de idade. Aprender nomes dos pássaros, nome das plantas, das árvores.

Recitar poemas, um salmo, trechos da palavra de Deus! Este método coloca em evidência  a memorização e acreditamos que o melhor a se memorizar nos nossos lares é a palavra de Deus. Ele é viva e é vida para aquele que lê!

Trabalhos manuais, trabalhar com madeira, tecido, argila etc

Estudo de arte e de um compositor.

No método, a narração é usada como peça crucial da aprendizagem, é uma ferramenta poderosa. A narração edifica e fortalece a mente. Este método busca inculcar nos filhos hábitos de auto disciplina por meio de rotinas diárias, concentração, sinceridade, domínio próprio e generosidade. As crianças devem ser expostos as melhores fontes de conhecimento, e se deve requerer deles narração oral do material, com objetivo de desenvolver atenção, concentração e entendimento.

Depois da leitura a criança deve fazer um desenho, narrar a história, algo que possa expressar o que ouviu.

Leitura em voz alta. Não é quantidade mas a qualidade da leitura. Com linguagem de qualidade. Pode ser que no começo a criança não tenha tanto estímulo, por conta de serem livros mais robustos e com linguagem de qualidade, sem tantas figuras…. No método a Charlotte menciona que o instrutor deve perseverar, a criança vai responder.

Não dar livros mastigados mas leituras que tragam para a criança a riqueza do ser humano, do comportamento e suas emoções, de modo a que a criança possa tirar suas próprias conclusões.

O mestre tem o papel de inspirador, alguém que aprende ao lado da criança,  que trás para ela essa paixão por aprender.

Neste método o estudo é feito por meio de livros vivos, livro vivo é um livro escrito por uma pessoa que sabe do que está falando, apaixonada pelo que escreve, um livro que conversa contigo. É mais que um livro é como se a pessoa estivesse aqui ao nosso lado.

A história, geografia, ciências, são dadas nesses livros vivos e não em livros didáticos.

Aqui em casa, lemos “O Pequeno Príncipe” que é um livro vivo! Como dá para aprender várias coisas, aqui as crianças quiseram empinar pipas, estudar sobre os planetas e asteróides, meteóros, sobre a galáxia. E ainda fizeram um livro contando em desenhos as principais partes do livro. Amei o trabalho!

Lemos “A Mina de outro”, “Robinson Crusoé” leituras muito prazerosas e nas quais devemos incentivar a narração e o reconto. Estamos lendo “As crônicas de Nárnia”, “20.000 léguas submarinas” uma aula de geografia, história e física! A literatura que temos disponíveis é bem vasta. Temos, no entanto, que ter cuidado com o que lemos. Que sejam bons livros nos quais seja possível ir ao mapa, observar os lugares citados.

Este método assim como os demais da Educação clássica, enfatiza a importância dos Pais teremos momentos de leitura buscando 2 horas diárias de leitura, podendo ser intercalado durante o dia. A criança também não precisa ficar sem fazer nada no horário da leitura, ela pode jogar LEGO ou quebra-cabeças, ou algum outro jogo que possa ser feito em silêncio. Ou ela pode desenhar durante a leitura, crianças menores prestam maior atenção se estiverem com as mãos ocupadas….

No método da Charlotte Mason, até 7 anos a matemática é dada em dominós, jogos, matemática oral, assim como o português, tudo em linguagem oral.

Continuo por aqui minhas pesquisas sobre este método encantador!

E você, tem algo sobre este método que te encanta? compartilha conosco aqui embaixo!!!

Referências:

“Como enseñar el Trivium?” El método de hábitos – Charlotte Mason. Pg.216 e 217.

Charlotte Mason

http://metodocharlottemason.blogspot.com.br/

http://charlottemasonsp.blogspot.com.br/2012/06/power-point-presentacion-de-charlotte.html

http://charlottemasonsp.blogspot.com.br/2011/03/el-metodo-de-charlotte-mason.html

Vídeos:

http://charlottemasonsp.blogspot.com.br/p/videos-y-talleres.html

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