Ghec 2016 – Rafael Falcón

Foi uma maravilha ouvir os brasileiros falarem no Congresso de Home Education 2016, eles simplesmente arrasaram! Apesar dos Americanos terem comentado que ouvindo os brasileiros falarem parecia que estavam sendo remetidos aos EUA há 20 anos….

A palestra do Rafael Falcón, professor, pesquisador independente foi muito, muito boa, vamos compartilhar um pouco das nossas anotações neste post. O professor falou sobre Educaçao Clássica, segundo ele a mesma não pode ser dada num ambiente escolar, somente na educação domiciliar é possível dar educação clássica.

Comentou que acredita que o homeschool será o pivô da mudança na educação!

A que se resume a educação clássica? A falar e agir, a isso se resume a educação clássica!

Qual o currículo ensinar? Não existia currículo no século XVIII.O currículo é a própria vida!

Numa relação com os alunos é preciso amor e relação pessoal com os mesmos, só no ambiente familiar tem como se fazer isso. Na educação clássica cada professor reagia ao ambiente, ele fazia o que queria. Não havia padronização. Hoje a escola segue uma padronização, tal como uma linha de montagem (alguém já havia dito que essa padronização faz mais sentido a uma fábrica do que a educação, e é verdade!).

No homeschool é onde pode ressurgir como novo, algo velho. No homeschool não há um padrão, pode-se seguir o coração e esse modelo pode irradiar para todos ao redor!

O que ensinar? o professor falou do ensino do latim para crianças, estudos comprovam que crianças que aprendem latim aprendem melhor matemática. O que interessa no ensino do latim é a gramática.

Em particular questionado sobre que literatura adotar, mencionou sobre os clássicos:

Língua portuguesa: Luís Vaz de Camões

Língua inglesa: William Shakespeare

Recomendou alguns livros público infantil:

Isto ou Aquilo – Cecília Meirelles

Arca de Noé – Vinícius de Moraes

Poesias infantis – Olavo Bilac

Obs.O século XVIII ficou conhecido como o Século das Luzes, pois as ideias iluministas promovidas na Europa por filósofos se espalharam pelo mundo e inspiraram revoluções como a Revolução Francesa em 1789. Foi o último século da Idade Moderna e o primeiro da Idade Contemporânea. Neste mesmo século houve a Revolução Industrial que iniciou na Inglaterra,que inovou os métodos de produção até então conhecidos.Os produtos começaram a ser produzidos em maior escala e menor tempo. Época de grandes produções, grandes obras e grandes filósofos.

View story at Medium.com

View story at Medium.com

Família Norberto

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s